top of page

A Lua do Caçador, de Y. M. Dias | RESENHA

  • Foto do escritor: L. S. Almeida
    L. S. Almeida
  • 13 de fev. de 2019
  • 3 min de leitura

Saudações, bruxos e feiticeiros!

Voltei com mais uma resenha e dessa vez analisarei a obra de uma autora maravilhosa. Ela é a rainha da fantasia sombria do Wattpad e se inspira no mestre Edgar Allan Poe. 

A obra do dia é "A Lua do Caçador" de Y. M. Dias!

FICHA DO LIVRO


Título: A Lua do Caçador;

Autor(a): Y. M. Dias;

Plataforma: Wattpad;

Avaliação: Três caldeirões e meio (de 0 a 10, equivalente a 7!)



"A Lua do Caçador" é um conto de três capítulos que se passa em uma versão alternativa do Brasil, por volta de 1850/60. O gênero é fantasia com Steampunk — que é um subgênero da ficção científica que envolve tecnologia à vapor e muitos outros elementos.

Inicialmente o enredo joga o leitor em uma cena de luta clandestina feminina, pela qual o público são homens das mais diversas classes sociais, todos sedentos por um bom espetáculo e para ganhar apostas. Nos deparamos com uma versão sombria e doentia do Rio de Janeiro, com vários riscos, incluindo a contaminação da influenza.

Conhecemos a Imperatriz de Éter (ou Una Graves, seu nome legítimo), uma moça que vive de forma intrínseca às lutas na Taverna das Libélulas. Uma personagem misteriosa e que tem muito a oferecer para a trama.

Conhecemos também Lucinda, uma mulher com um braço mecânico. Sem falar de Theodore Graves, — este por sua vez é marido de Una — um homem cheio de segredos a zelar e que impõe inacessibilidade em certos cômodos da casa. No entanto, o sr. Graves guarda muito mais segredos do que aparenta.

Para começar, esse não é o primeiro trabalho da autora que leio. Já li "O Ciclo dos Pesadelos: Obscurum" e sou apaixonada pela escrita de Y. M. Dias. E posso afirmar que nesse termo, Dias deu continuidade à sua escrita cativante.

Eu amei a atmosfera do conto e os elementos que o universo de "A Lua do Caçador" trazem consigo. Um mundo povoado por autômatos, dirigíveis e gatos mecânicos provoca grande fascínio, fiquei apaixonada pelo universo de Una e Theodore. Sem falar da mãe de Una, que possui aquele traço indígena maravilhoso, relevando as lendas dos povos nativos de nosso país.

Y. M. Dias tem o poder de levar para sua narrativa uma grande dose de sombras e melancolia e admiro demais seu trabalho. Na minha opinião é uma das melhores autoras de fantasia do Wattpad Brasil.

No entanto, o conto teve alguns pontos fracos. Devido o fato dele participar de um concurso, ele foi escrito com a limitação de cinco mil palavras, o que impede de termos vínculos maiores com os personagens, como também amortece o peso do plot twist final.

Os cortes relatados pela autora em notas deixaram o desfecho não tão impactante como deveria e os acontecimentos finais perderam o brilho que a trama tinha em seu início e desenvolvimento, por mais que estivessem bem escritos.

Ao meu ver, "A Lua do Caçador" é o tipo de estória selvagem, que não deve-se impor restrições de palavras para cumprir o seu papel no interior de quem lê.

No entanto, mesmo em meio aos pontos fracos — todos são no meu ponto de vista, isso não quer dizer que estejam corretos, você está livre para ler e tirar as suas próprias conclusões — a última fala de Una relembra o leitor de que os contos sempre deixam seu público querendo mais. Dias finalizou "A Lua do Caçador" com uma pincelada de humor e mistério pelo que aconteceria a seguir.

Em suma, o conto possui uma estética lindíssima, com elementos fascinantes e uma narrativa que casa muito bem com a linha de estilo que "A Lua do Caçador" segue. 

A autora escreveu em uma de suas notas que iria expandir o universo do conto em uma trama maior. Não poderia estar mais ansiosa, afinal, o enredo tem muito potencial e eu adoraria conhecer os personagens mais a fundo, como também o universo que os cerca. "A Lua do Caçador" tem tudo para dar certo e desejo que sua versão prolongada faça muito sucesso na plataforma.


QUOTES






FOTOS AUTORAIS












"A LUA DO CAÇADOR" & OUTRAS OBRAS DE Y. M. DIAS [LINKS]


  • A Lua do Caçador | https://www.wattpad.com/story/150260959-a-lua-do-ca%C3%A7ador

  • O Ciclo dos Pesadelos: Obscurum | https://www.wattpad.com/story/35784084-o-ciclo-dos-pesadelos-obscurum

  • A Filha do Inverno: O Grimório Krane | https://www.wattpad.com/story/166969674-a-filha-do-inverno-o-grim%C3%B3rio-krane

  • Está com Você | https://www.wattpad.com/story/106016384-est%C3%A1-com-voc%C3%AA

  • Os Fantasmas de Nós Dois | https://www.wattpad.com/story/102597688-os-fantasmas-de-n%C3%B3s-dois

  • Etérea ao Luar | https://www.wattpad.com/story/102480060-et%C3%A9rea-ao-luar

  • Retaliação | https://www.wattpad.com/story/109317936-retalia%C3%A7%C3%A3o

  • Escarlate \ https://www.wattpad.com/story/100661649-escarlate

  • Castigarum | https://www.wattpad.com/story/93373322-castigarum


Bem, esse é o fim da resenha de hoje! Não esqueçam de deixar um feedback! ;)

E lembrem-se: a avaliação das obras resenhadas é feita a partir de meus conhecimentos e subjetividades, ou seja, nossas opiniões podem divergir. Sendo assim, não deixem de ler as obras resenhadas para tirarem suas próprias conclusões!


Um beijinho verde,

L. S. Almeida, a Bruxa Literária.


Um viva à natureza e todos os seres que a ela pertencem!



Comments


Post: Blog2_Post

©2018 by Bruxa Literária. Proudly created with Wix.com

bottom of page